produtividade

Produtividade: Você joga para ganhar ou cumprir tabela?

No artigo de hoje vamos bater um papo sobre um mal que abomina muito a vida de milhares de pessoas. Uma dica: tem tudo a ver com sua produtividade. Quer entender mais sobre isso? leia esse artigo até o final. Se você preferir, ao final dele tem um podcast com a gravação do artigo.

Esses tempos atrás estive lendo um livro e um dos capítulos era sobre esse tema que falarei contigo agora. O autor narrou um acontecimento em um de seus eventos.

A recompensa por jogar para ganhar

 

Antes de iniciar qualquer evento, o autor fazia um breve cálculo de como ele gostaria que fosse aquele evento. Em meio a essa preparação um de seus alunos abordou e lhe agradeceu por todos os ensinamentos. Bem como falava com uma felicidade gigantesca sobre o quanto a sua empresa estava crescendo. E se deparando com essa cena, o autor perguntou a si mesmo como que aquele aluno conseguia estar tão empolgado. E foi  aí que lhe caiu a ficha. Aquele cara jogava para ganhar, ele não estava simplesmente cumprindo tabela. 

Veja, quando você entra no campo de batalha almejando seus objetivos com uma sede interminável em realização e está jogando realmente para ganhar, a vitória é quase que certa. Em outras palavras, isso tem relação direta com o mindset que você desenvolveu mantendo o ritmo de produtividade. Da mesma forma que um time de futebol que entra em campo para cumprir tabela dificilmente ganha. Ou seja, se você for fazer o que precisa ser feito apenas para cumprir tabela, as chances de ganhar caem drasticamente. Além disso, é claro que mesmo que você de tudo de si, jogue para ganhar, irá perder algumas vezes, empatar ou quase marcar o gol. Afinal, se existe uma concorrência tão focada quanto você, isso acontece, é normal, entretanto, você não deve deixar-se abalar e seguir em frente. 

Para que você alcance o topo, será necessário jogar para ganhar todos os dias. #everyfuckingday. Resultados extraordinários requer atitudes extraordinárias e ninguém fazendo o que todo mundo faz constrói coisas incríveis. 

E entendendo que tudo isso tem relação direta com produtividade, vou lhe passar 3 dicas que vão facilitar sua vida. Mas claro, facilita se você aplicar, óbvio, então não deixe de executar.

Primeira dica da produtividade: Monta uma agenda de tarefas.

A importância de uma agenda é crucial quando o assunto é produtividade. É impossível você produzir em alta escala sem saber o que precisa ou não ser feito. Ou seja, uma agenda não é simplesmente para mostrar quantas tarefas serão necessárias para que aquele dia termine, mas sim um horário para iniciar e acabar cada tarefas. Além da possibilidade de você estruturar sua agenda iniciando pelas tarefas mais complicadas e que lhe tiram mais energia. Enfim, ter uma agenda vai ajudar na sua organização diária, semanal e mensal. Do mesmo modo, isso irá estimular a iniciativa de tarefas, bem como acabativa com foco nas tarefas mais importantes primeiro. 
 

Segunda dica da produtividade: Inicie e termine cada tarefa.

Quando falamos sobre iniciativa e acabativa serem importantes, é porque realmente são. Então você deve iniciar uma tarefa e concluí-la sempre que possível. Eu entendo que algumas coisas em certas ocasiões tem alguma burocracia e precisam esperar um pouco mais, mas se não é esse seu caso, priorize a acabativa sempre. Resumindo, é importante evitar o acúmulo absurdo de tarefas nos dias que seguem, pois tenho certeza que prejudicará a sua produtividade. 

Em outras palavras, produtividade é fazer mais em menos tempo. E manter o foco sempre nas tarefas que demandam uma atenção maior para aquelas que requer menos atenção. Iniciativa e acabativa. Experimente executar essa dica, ao final do dia você perceber a quantidade de tarefas que concluiu vai lhe dar um ânimo bem bacana.

 

Terceira dica da produtividade: Faça intervalos, descanse.

Entenda que você não é um robô que irá trabalhar 24 horas durante 7 dias da semana. Então monte sua agenda, priorize suas tarefas e faça intervalos a cada uma hora. Reserve tempos curtos de 5 a 15 minutos, tome bastante água, aquele cafézinho maravilhoso e estique o seu corpo. Entretanto, quando for tirar esse tempo de descanso, saia da sua cadeira, vá caminhar um pouco respirar e oxigenar seu cérebro. 

O exercício físico nos dias atuais já não existe mais aquele paradigma de ser apenas focado no visual. Ou seja, hoje você praticar qualquer tipo de exercício indiferente da sua intensidade ajuda justamente no bem-estar da sua saúde física e mental. Ainda mais que ao praticar exercícios, seu cérebro oxigena melhor, você se sente mais disposto, mais jovem. Então faça intervalos e levante esticar o corpo, respirar, vai lhe fazer muito bem. 

Por fim, essas foram as 3 dicas que vão ajudar você a ser mais produtivo no dia a dia. E detalhe, não esqueça: Se for fazer algo, faça para ser o melhor, entre para ganhar. Com um mindset bem desenvolvido para isso, a vitória é só questão de tempo.

Não esquece de mostrar para seus amigos, você pode ajuda-los com essas dicas. 

Grande abraço e até a próxima.

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email