Procrastinação Escola de Skills

Procrastinação – Aprenda 5 dicas de como evitá-la

A procrastinação é um problema que atinge a sua produtividade e está todos os dias querendo te prejudicar. No artigo de hoje eu vou te passar 5 dicas infalíveis para você não deixar que nada perturbe sua produtividade. 

E ao final do artigo eu gravei um podcast para caso você esteja com pouco tempo para ler. Então bora para leitura. 

Imagine a seguinte situação em que você acorda pela manhã e conseguiu planejar no dia anterior como irá ser seu dia atual. Ainda assim, você toma um café da manhã e percebe que deu horário de realizar a primeira tarefa. Entretanto, você está vendo um vídeo no celular e acaba enrolando esse café da manhã mais uns 20 minutos. O tempo passou mais um pouco e aquela tarefa que ela para ter sido iniciada a 40 minutos atrás é finalmente iniciada. E claro, você não acabou a Tarefa A e partiu para Tarefa B. 

Diante desse cenário, você sentiu um vontade de ir ao banheiro e depois passar na cozinha buscar uma água. O que acontece é que ao chegar na cozinha você pega uma fruta para comer, abre seu celular e fica ali 15 minutos olhando o feed do seu Instagram. Além disso, você passou mais 10 minutos mandando mensagem de WhatsApp e até deitou no sofá esticar as pernas. Após todo essa sequência de distrações você volta para produção e percebe que está atrasado em uns 45 minutos. Ou seja, mais uma tarefa você não consegue acabar e parte para próxima e próxima e próxima. 

Enfim, imagine que esse ciclo acontece várias vezes no seu dia. É quase que imperceptível, mas acontece. 

Resultado de tudo isso? Ao chegar no final do dia você sente cansado e uma coisa muito clara: O dia não rendeu nada. 

 

“A procrastinação é ladrão do seu tempo, por isto não deixe para depois o que pode ser feito agora.” – autor desconhecido

 
 

Essa situação que eu exemplifiquei para você acima é típica na vida de muita gente. E se tem algo que vai atrapalhar e muito a sua produtividade é essas milhares de distrações tirando o seu tempo a todo instante. E agora eu vou te passar 5 dicas para evitar que você deixe a procrastinação dominá-lo. 

procrastinação

1° dica da procrastinação: Retire o máximo de distração de perto de você

É humanamente impossível você manter concentração no que é preciso ser feito com pessoas falando contigo, com celular apitando a cada 10 segundos e com a Netflix ligada na televisão ao seu lado. Ou seja, evite a todo custo estar perto de distrações como essas. 

Se programe e desligue o celular, fique sozinho ou no máximo de silêncio possível para que consiga manter o foco. 

2° dica da procrastinação: Iniciativa e Acabativa, sempre.

Assim que você iniciar uma tarefa tenha em mente que você precisará terminar essa mesma tarefa. Claro que em algumas ocasiões será preciso adiá-las. Entretanto, o foco aqui é iniciar e acabar aquelas tarefas sempre que possível. 

Ao montar a sua agenda de tarefas, você começa priorizando as mais importante, aquelas que tem urgência maior e que necessitam de dedicação. Por fim, você realiza as tarefas mais simples que não precisam de tanta atenção assim. 

E aqui um detalhe: Não é porque essas tarefas não precisam de atenção que elas não precisam ser feitas. Não deixe isso acumular para não virar uma bola de neve incontrolável. 

 

3° dica da procrastinação: Estabeleça recompensas

“Só trabalho sem diversão, faz do Jack um bobão” 

É importante estimular a automotivação e uma ótima maneira de fazer isso é através da criação de recompensas para si mesmo. Ou seja, sabe aquela Netflix que você gosta? E aquele joguinho do celular? É, você pode sim ter acesso a eles SEM CULPA ALGUMA, mas antes é preciso trabalhar duro. Após você montar sua agenda de tarefas, divida em grupos e estipule algumas recompensas pela conclusão de cada grupo. 

Isso vai fazer com que você dê mais de si para alcançar aquela recompensa. E uma observação: Não faça disso um hábito, um combustível. As recompensas são apenas para mante-lo motivado, mas não é o objetivo principal. 

 

“Procrastinação trás alívio imediato e fracasso ao longo prazo.” – Josevan Oliveira 

 

4° dica da procrastinação: Perdoe-se ao errar

O exercício de perdoar-se é importante para que você não se fruste e desmotive-se.

Errar é humano, é normal e todos nós erramos. O segredo está em se perdoar e questionar a si mesmo com o intuito de descobrir a raiz daquele erro para que você evite a qualquer custo cometer novamente o mesmo erro. 

Sabe aquela frase: “Errar é humano, insistir o erro é burrice”. 

Então, cuide, mantenha o foco e vá para cima novamente. Sem deixar se abalar, apenas faça. 

 

5° dica da procrastinação: Mude a sua rotina

Algumas vezes não percebemos, mas a rotina em si causa um cansaço fazendo com que seu cérebro procure distrações para tirar você dessa zona de desconforto. Sendo assim, procure mudar um pouco a sua rotina e por mais que exista coisas com que você não pode evitar, troque o período que você realiza essa tarefa. 

Caso você faça exercícios cedo e estude pela tarde, mude, faça alguns testes e veja como o seu corpo reage a toda essa mudança. 

Busque de alguma forma quebrar esse ritmo de rotina para evitar ao máximo aquele cansaço indesejado. 

 

E antes de ir embora, você já leu nosso artigo que falamos sobre: Produtividade – Você joga para ganhar ou para cumprir tabela?

 

Por hoje é só! Espero que tenha gostado e eu aguardo você no próximo artigo.

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email