Princípio de Pareto, você conhece?

Por acaso você já ouviu falar no Princípio de Pareto? Hoje você vai aprender a como utilizar essa técnica incrível na sua rotina. 

Em diversos momentos da minha vida eu me sentia desgastado, trabalhava o dia inteiro e não rendia nada.

Por acaso você também se sente assim? E no artigo de hoje vou te ensinar uma técnica incrível que vai ajudar você a resolver esse problemão. 

E detalhe: ao final do artigo tem gravação dele caso você queira ouvir. É só dar o play e curtir essa experiência em áudio. 

Você já ouviu falar no Princípio de Pareto? O princípio de Pareto foi desenvolvido por Vilfredo Pareto, economista italiano que em seus estudos observou que 20% das pessoas do seu país possuía 80% das riquezas. Além disso, observou também que 20% das nossas roupas são usadas em 80% do tempo. Ou seja, Pareto quis mostrar que existe uma causa única por trás de tudo o que fazemos. 

E isso tudo tem relação direta com a sua produtividade. Sabe aquela lista de tarefas eterna que você faz todos os dias? Isso é um erro. E com o princípio de Pareto que você vai desenvolver um novo e melhor hábito relacionado a sua lista de tarefas. 

Veja, no momento em você lista diversas tarefas, o primeiro passo é identificar aquelas que realmente são importantes. A partir disso, você conseguirá identificar qual é realmente os 20% que trarão os 80% de resultados.

A sensação pesada de cansaço ao final sem sair do lugar é por você ficar se preocupando com tarefas inúteis. Você precisa entender que não se deve fazer tudo a todo momento.

principio de pareto

…mantenha o foco nos 20%, é eles que lhe darão 80% de resultados.

Essa imagem acima mostra exatamente como funciona o princípio de Pareto. A partir do momento que é dedicado um tempo para realizar uma ação, esse tempo irá trazer um resultado. Eu percebo que as pessoas tem uma ideia errada em suas cabeças de que sucesso. Imaginam que ser bem sucedido vem de trabalhar todos os dias das 5h às 00h e isso está totalmente errado. 

Eu tenho certeza que nos primeiros dias tudo ocorrerá bem, que seu corpo vai lidar bem com essa ideia. Entretanto, tenho certeza que com o passar do tempo você não irá aguentar. Ou seja, irá se estressar e acabará  chutando o balde e piorando tudo. Entende de uma vez por todas: não somos máquinas. 

O sucesso, seja o que signifique sucesso para você, não é trabalhar loucamente todos os dias da sua vida. Mas sim trabalhar certo, com foco naquilo que vai trazer os resultados que você tanta almeja. 

E agora vou mostrar uma outra imagem que vai ilustrar a ideia de que você precisa identificar as tarefas importantes.

princípio de pareto

O princípio de Pareto nada mais é do que fazer o que é certo com foco total nisso e nada mais. 

Quase que diariamente temos aquela lista imensa de tarefas que precisam de atenção. É algo quase que sem fim. Contudo, se você olhar bem, algumas dessas tarefas podem ser repassadas para outras pessoas, podem ser adiadas e algumas até ignoradas. O objetivo aqui é mostrar para você que o foco deve ser só e somente só naquelas tarefas que lhe dão resultados. 

Busque fazer esse exercício. Faça uma lista de tudo o que precisa ser feito, enumere aquelas que são realmente importantes  e execute-as até terminar. 

…foco deve ser só e somente só naquelas tarefas que lhe dão resultados.

Aqui na escola a gente desenvolveu uma ferramenta que vai lhe ajudar justamente a desenvolver e exercitar o princípio de Pareto. E essa ferramente é a Produtividade 1.0 (clique para conhece-lá e baixar a sua). A ideia da Produtividade 1.0 é justamente ajudar você a elencar aquilo que é mais importante para o seu dia e descartar o que não importa. 

Produtividade é ser consciente de tomar as melhores decisões e focar no que realmente importante. Também é trabalhar mais em menos tempo, gastar o menor tempo possível, o menor recurso possível para obter os maiores resultados. 

E por fim agora eu vou te ensinar a última casquinha sobre princípio de Pareto.

Existe um livro que se chama “A única coisa”, os autores são Garry Keller e Jay Papasan. E nesse livro eles se inspiraram no princípio de Pareto para desenvolver a ideia de que você pode ir sempre mais a fundo referente a escolha dos seus 20%. Ou seja, sabe quando você pegar sua listinha e encontrar aquelas tarefas importantes? Então, agora somente sobre essas tarefas importantes, você deve escolher o 20% importante das tarefas importantes. 

…Encontre a tarefa mais importante dentro das tarefas importantes.

 

É um pouco confuso, mas você vai entender com esse exemplo. 

Imagine que você tem 25 tarefas que precisam da sua atenção, aí você foi lá e encontrou os 20% mais importantes, ou seja, 5 tarefas. A partir disso, você aplica o princípio de Pareto mais uma vez e encontra os 20% sob essas 5 tarefas, logo, agora você tem a tarefa única, aquela que realmente precisa da sua atenção. E é isso que se baseia o livro “a única coisa”. Além de você conseguir identificar as tarefas importantes, você também consegue identificar a única, o core do seu business. 

Ufa, enfim chegamos ao final desse artigo. E por mais que tenha sido uma explicação bem rápida sobre o princípio de Pareto, eu recomendo muito que você vá atrás de buscar entender como funciona. A sua produtividade pode sim estar sendo prejudicada por algumas pequenas atitudes bobas que evitando-as você poderá evoluir e muito. 

Espero que tenha gostado e a gente conversa semana que vem. 

Grande abraço e sucesso para você.

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email