lista de tarefas

Lista de Tarefas: como usar corretamente

Não é de hoje que lista de tarefas fazem parte das nossas vidas e nos ajudam a manter o controle do dia a dia. Mas será que você está usando lista de tarefas corretamente? É isso que vamos falar no artigo de hoje. 

E ah, caso queira ouvir podcast, basta dar o play abaixo. Ou então acessar nosso perfil no spotify.

Sempre que lembramos em organizar nossos afazeres do dia a dia, a primeira coisa que fazemos é montar uma listinha do que precisa ser feito. Na grande maioria das vezes, pegamos um pedacinho de papel e anotamos tudo ali. E hoje, com o avanço que a tecnologia tem nas nossas vidas, existem algumas ferramentas digitais que podemos usar no computador e celular que nos ajudam a montar nossas infinitas listas de tarefas. 

E é aqui que entra o problema. 

O erro não é em montar uma lista de tarefas, mas sim em como você organiza a sua lista. 

Por acaso, algum momento, você sentiu que sua lista parece nunca terminar? 

Quanto mais tarefas você termina, mais aparecem para serem feitas e vai nesse loop eterno. Isso acontecia muito comigo, é irritante e desgastante demais. 

 

 

E eu quero agora te passar algumas dicas de como organizar sua lista de tarefas para que auxilie o seu dia e torne-o mais produtivo. 

 

 

Antes de mais nada, sua lista de tarefas deve ser a mais enxuta possível. E existem técnicas de produtividade que ajudam como montar a sua lista. Uma das técnicas mais poderosas para isso é o Princípio de Pareto

O princípio de Pareto vai ajudar você a identificar as tarefas mais importantes que precisam da sua atenção, evitando que você  fique preso naquela infinidade de afazeres que muitas vezes atrapalham e tiram o seu foco. Você precisa lembrar que lista de tarefas é algo de curto prazo, e que se você não desenvolver uma ordem de prioridade do que precisa ser feito, vai acabar andando em círculos e perdendo o foco. 

 

Então a partir de agora você vai fazer da seguinte maneira para desenvolver sua lista de tarefas: 

Passo n°1: Anote todos os seus afazeres em um papel

Anote tudo o que você acredita que precisa ser feito, tudo mesmo, sem exceção, apenas anote toda e qualquer tarefa que ao seu ver, precisa ser feito. 

Desde ligar para o veterinário até marcar reunião com seu chefe para pedir aumento. Anote tudo.

 

Passo n° 2: Encontre suas prioridades

E aqui, é a parte mais importante de todo o processo. Indiferente se você tem 5 tarefas ou 50, encontre aquelas tarefas de extrema importância. E assim, extrema importância mesmo. 

O princípio de Pareto ajuda você justamente nisso. Pelo simples fato de que apenas 20% de tudo o que precisamos fazer, nos trará 80% dos resultados que queremos alcançar. Sendo assim, é importantíssimo que você identifique quais tarefas que você precisa realizar para que seja alcançado os resultados que deseja.

E assim, seja extremamente criterioso nesse passo, pois ele é o mais importante. Logo, foco apenas no que realmente é importante.

 

Passo n° 3: Delegue o restante ou ignore-os. 

É bem simples esse passo. Você não deve perder tempo em tarefas que não vão te levar a lugar algum. 

Por que assim, quanto tempo você já perdeu lendo e-mails de propaganda? E quanto tempo você já levou ligando ao banco para resolver um problema simples de correntista? Isso com certeza atrapalha e muito a sua produtividade. 

Sendo assim, tarefas que não tem alta carga de prioridade devem ser delegas para outra pessoa ou então ignoradas para que sejam feitas em outro momento, outras circunstâncias. 

Você que está buscando se tornar uma pessoa produtiva, deve, a todo momento, monitorar como está sendo gasto o seu tempo. E com isso, evitar de que sinta aquela sensação do dia indo embora e você não conseguiu fazer quase nada. 

 

Passo n° 4: Repita o ciclo diariamente.

Não é possível resolver todos os problemas ou afazeres da nossa vida em um único dia. A partir disso, diariamente você precisa aplicar essas técnicas antes mesmo de iniciar o seu horário de trabalho. 

Diariamente, organize a sua lista de tarefas para que seja a mais enxuta possível e faça com que você resolva os principais afazeres dela. Além disso, as tarefas que do dia anterior foram ignorados, talvez hoje precisam realmente da sua atenção. Portanto, esteja atento a pequenos pontos como esse. 

 

Enfim, são pequenos e simples passos que, ao serem feitos, mudam completamente a maneira com que você irá tornar o seu dia mais produtivo. Com toda certeza, lista de tarefas são importantes para nos dar um norte no dia a dia. Entretanto, não se pode deixar que isso mais atrapalhe você do que ajude. 

 

Espero que você tenha gostado, foi um artigo mais curtinho, mas de grande importância. 

Reajuste a maneira com que realiza suas tarefas, organize sua lista de tarefas e eu tenho certeza que você vai sentir diferença na quantidade de coisas que conseguirá realizar. 

Te desejo todo sucesso e até próxima.

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email