lei de parkinson

Lei de Parkinson – Você sabe o que é?

Você sabe o que é Lei de Parkinson? 

Eu tenho certeza que em algum momento da sua vida você deixou para fazer algo faltando poucos minutos para se encerrar o prazo estabelecido. E sim, eu já fiz isso inúmeras vezes. 

E no artigo de hoje quero bater um papo contigo sobre a Lei de Parkinson. E te mostrar essa técnica incrível que vai ajudar você a otimizar o seu tempo e consequentemente ser mais produtivo. 

E ah, se você quiser, abaixo tem podcast no spotify, basta dar o play.

Mas afinal, o que é Lei de Parkinson? 

A Lei de Parkinson foi revelada em 1955 no The Economist pelo historiador Cyril Northcote Parkinson em que ele disse: “O trabalho expande-se de modo há preencher o tempo disponível para sua realização.

Com isso, Parkinson acreditava que se você tivesse poucos minutos para concluir tal tarefa, você teria foco total em concluí-la dentro do prazo estipulado. Da mesma forma, se essa mesma tarefa tivesse prazo por dias para ser cumprida, você demoraria todo esse tempo para cumpri-la. 

Um exemplo para você entender melhor como funciona a Lei de Parkinson é o seguinte:

Imagine que você precisa pagar uma conta que vence amanhã. Contudo, hoje você já tem o dinheiro e os dados para realizar o pagamento. E quase que sem pensar você acaba postergando até que vá fazer o pagamento apenas no dia seguinte. E claro, faltando poucos minutos para encerrar o expediente bancário. 

Um dos principais problemas disso é que fica por quase dois dias inteiros martelando na sua cabeça que você precisa pagar aquela conta. Entretanto, você não para por dois minutos e faz o pagamento para se livrar deste afazer. E isso faz com que você acabe perdendo o foco do que realmente importa. 

Sendo assim, use a Lei de Parkinson a seu favor. 

Otimizar a sua produtividade é importantíssimo. E fará com que você economize tempo e consequentemente consiga usá-lo da melhor maneira possível. 

Uma dica que posso te dar: Faça uma junção do Princípio de Pareto com Lei de Parkinson e consiga produzir muito mais do que você produz hoje no seu dia, em menor tempo possível. 

E agora vou te passar algumas dicas então de como utilizar a Lei de Parkinson no seu dia a dia. 

  • Estipule metas com prazos curtos. 

É importante você setar sua lista de tarefas com tarefas realmente importantes. E dar a elas um senso de extrema urgência. Não importa se você precisa responder o e-mail somente daqui dois dias. 

Coloca a bunda na cadeira, escreva e deixe salvo já. Com isso, daqui dois dias é só você abrir sua caixa de entrada e clicar em enviar. 

  • Mantenha foco extremo.

A partir do momento que você iniciar a realização de qualquer afazer, o foco precisa ser total. Lembre-se, você tem um senso de urgência ativado para realizar essa tarefa no menor tempo possível. Logo, execute-a o mais rápido possível. 

A Lei de Parkinson pode ser extremamente importante para ajudar você a tornar seu dia mais leve, mais produtivo e consequentemente conseguir entregar muito mais resultado em um espaço menor de tempo. 

Enfim, o artigo de hoje é esse. 

Eu espero que você tenha gostado e não esquece de mandar esse artigo para aquele seu amigo que passa o dia todo para enviar um simples e-mail. 😄

Todo sucesso para você.

Até a próxima. 

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email