Você sabe o que é Lei de Parkinson?
Eu tenho certeza que em algum momento da sua vida você deixou para fazer algo faltando poucos minutos para se encerrar o prazo estabelecido. E sim, eu já fiz isso inúmeras vezes.
E no artigo de hoje quero bater um papo contigo sobre a Lei de Parkinson. E te mostrar essa técnica incrível que vai ajudar você a otimizar o seu tempo e consequentemente ser mais produtivo.
E ah, se você quiser, abaixo tem podcast no spotify, basta dar o play.
Mas afinal, o que é Lei de Parkinson?
A Lei de Parkinson foi revelada em 1955 no The Economist pelo historiador Cyril Northcote Parkinson em que ele disse: “O trabalho expande-se de modo há preencher o tempo disponível para sua realização.“
Com isso, Parkinson acreditava que se você tivesse poucos minutos para concluir tal tarefa, você teria foco total em concluí-la dentro do prazo estipulado. Da mesma forma, se essa mesma tarefa tivesse prazo por dias para ser cumprida, você demoraria todo esse tempo para cumpri-la.
Um exemplo para você entender melhor como funciona a Lei de Parkinson é o seguinte:
Imagine que você precisa pagar uma conta que vence amanhã. Contudo, hoje você já tem o dinheiro e os dados para realizar o pagamento. E quase que sem pensar você acaba postergando até que vá fazer o pagamento apenas no dia seguinte. E claro, faltando poucos minutos para encerrar o expediente bancário.
Um dos principais problemas disso é que fica por quase dois dias inteiros martelando na sua cabeça que você precisa pagar aquela conta. Entretanto, você não para por dois minutos e faz o pagamento para se livrar deste afazer. E isso faz com que você acabe perdendo o foco do que realmente importa.
Sendo assim, use a Lei de Parkinson a seu favor.
Otimizar a sua produtividade é importantíssimo. E fará com que você economize tempo e consequentemente consiga usá-lo da melhor maneira possível.
Uma dica que posso te dar: Faça uma junção do Princípio de Pareto com Lei de Parkinson e consiga produzir muito mais do que você produz hoje no seu dia, em menor tempo possível.
E agora vou te passar algumas dicas então de como utilizar a Lei de Parkinson no seu dia a dia.
Estipule metas com prazos curtos.
É importante você setar sua lista de tarefas com tarefas realmente importantes. E dar a elas um senso de extrema urgência. Não importa se você precisa responder o e-mail somente daqui dois dias.
Coloca a bunda na cadeira, escreva e deixe salvo já. Com isso, daqui dois dias é só você abrir sua caixa de entrada e clicar em enviar.
Mantenha foco extremo.
A partir do momento que você iniciar a realização de qualquer afazer, o foco precisa ser total. Lembre-se, você tem um senso de urgência ativado para realizar essa tarefa no menor tempo possível. Logo, execute-a o mais rápido possível.
A Lei de Parkinson pode ser extremamente importante para ajudar você a tornar seu dia mais leve, mais produtivo e consequentemente conseguir entregar muito mais resultado em um espaço menor de tempo.
Enfim, o artigo de hoje é esse.
Eu espero que você tenha gostado e não esquece de mandar esse artigo para aquele seu amigo que passa o dia todo para enviar um simples e-mail. 😄
Todo sucesso para você.
Até a próxima.