5 Truques para aprender como falar melhor em público

Neste artigo vamos falar sobre 5 truques que vão te ajudar a como falar melhor em público. Se você aplicar gradativamente essas dicas, sem dúvidas suas apresentações em público vão melhorar muito. 

Não esquece que caso você esteja sem tempo de ler, lá no final tem o podcast gravado desse artigo.

Antes de mais nada, eu queria dizer que entendo perfeitamente se você tem medo de falar em público ou algo do tipo. Acredite, uma das coisas que eu mais sofri para vencer nessa vida foi a timidez, eu não conseguia nem olhar no olho de outra pessoa sem sentir vergonha, quem dirá falar em público. 

Por isso, eu sei bem como é sentir horrível em situações que você tem que apresentar alguma coisa, ainda mais se for para pessoas que são mais experientes que você, como seu chefe ou professores da faculdade. 

Então bora lá para as 5 dicas que vão te dar um empurrãozinho para superar tudo isso. 

1 – Estude os outros e você mesmo

Somente essa dica por si só já pode resolver muita coisa! Uma das coisas que mais me ajudaram a aprender como falar em público e ter uma boa dicção foi assistir horas e horas palestras de grandes líderes mundiais, e eu não to falando de ir em eventos e assistir, era no YouTube mesmo! 

Muitas vezes, eu não estava nem muito interessado no conteúdo da palestra, mas eu queria ver como tal pessoa famosa se comportava na hora de falar em público, fazendo isso eu começava a mapear pontos em comuns que essas pessoas tinham, e o porque elas falavam tão bem diante de centenas e até milhares de pessoas. Vou falar um pouco mais sobre esse mapeamento que fiz nas próximas dicas.  

Outra coisa importante é estudar você mesmo, quando você for fazer aquela apresentação em público, pede para alguém filmar você apresentando. É bem possível que só a pressão de ter alguém te filmando já sacuda um pouco mais o seu psicológico, mas fica tranquilo, é para o seu bem e eu vou explicar o porque. 

Quando você está falando em público, o seu cérebro é tomado por vários sentimentos. Felicidade, medo, ansiedade, etc… com todos esses sentimentos na cabeça, é praticamente impossível que você consiga prestar a atenção em como você está se comportando, e aí que entra o porque da filmagem, depois que toda a tortura de ter se apresentado passar e você estiver com mais calma, chegou a hora de você mesmo se assistir e reparar como foi sua apresentação pelos seus próprios olhos. 

Fica tranquilo, nos primeiros vídeos você vai sentir vergonha alheia, mas aproveita a filmagem para fazer um mapeamento de si mesmo e ver os pontos em que pode melhorar, não esquece de anotar esses pontos e lê-los um pouco antes da próxima apresentação. Detalhe, filme todas as suas apresentações e refaça o processo uma a uma, além de você ver uma melhora constante (e isso vai te motivar pra caramba) você também vai pegar outros pontos que deixou escapar mas que também precisam ser melhorados. 

 

2 – Use o silêncio e diferentes tonalidades de voz

Alternar entre silêncio e diferentes tons de voz também melhoram muito a sua habilidade de falar em público. Quem nunca foi assistir uma palestra super empolgado e acabou ficando com sono porque o palestrante parecia que estava rezando em cima do palco? 

O fato é que quando você usa o silêncio, acaba despertando as pessoas. Quando você está falando em público e do nada faz uma pausa mais longa, quem está assistindo tende a prestar a atenção para entender o que está acontecendo. 

E quando você alterna entre diferentes tons de voz, as vezes mais baixos outrora mais altos, acaba criando um clima melhor e deixando a forma de falar em público mais atrativa para quem está ouvindo. Se usar o mesmo tom de voz do inicio ao fim, pode ter certeza que as pessoas vão se sentir exaustas, ainda mais se sua apresentação for mais longa. 

 

3 – Use metáforas

Essa dica é bem valiosa e pode mudar o curso de uma apresentação em público.

Todos os líderes que falam em público tempo todo, usam metáforas para expressar suas idéias.

O que acontece é que na maioria das vezes, achamos que as ideias que são claras para nós são claras para todos mundo também, e não é bem assim! Eu mesmo já cansei de ir em palestras e sair de lá mais perdido do que tinha entrado, justamente por causa de quem estava falando em público não sabia expressar suas ideias de uma forma simples. 

Por isso, entender o assunto que você está falando e usar metáforas/associações com temas/situações do cotidiano ajudam a deixar o assunto mais leve e claro para as pessoas que estão te ouvindo. 

Um exemplo divertido de uma metáfora: 

4 – Preste atenção na sua linguagem corporal

O jeito com que você se posiciona quando está falando em público é essencial para passar segurança do assunto que você está explicando. 
 
No começo eu entendo que é extremamente difícil prestar a atenção em tudo isso, se você não consegue nem falar, quem dirá saber como está a sua linguagem corporal. Mas fica tranquilo, isso é algo a se pensar depois que você já estiver dominando um pouco mais a sua oratória em público. 
 
A questão é, uma boa linguagem corporal muitas vezes fala por si só, por isso quando estiver se apresentando em público, lembre-se sempre de: 
 
  • Manter o peito estufado
  • Olhar sempre para o horizonte
  • Dar passos calmos e leves
  • Utilizar as mãos para se comunicar 
  • Usar expressões faciais para enfatizar o que você quer dizer
 

5 – Conte histórias

A quinta e última dica é uma das mais bacanas e aplicáveis a qualquer apresentação em público, sem falar que é um baita diferencial! 

Instintivamente o ser humano é fascinado por ouvir histórias, seja em forma de filme, séries, música, etc… não é atoa que esse é um dos nichos que de entretenimento que mais faturam no mundo. 

Enfim, entender como uma história é composta é essencial para saber criar um “roteiro” para o tema que você está apresentando para o público, existem várias formas de fazer isso, mas uma colinha que eu gosto de seguir para criar minha história de apresentação é a seguinte: 

  • 1- Herói 
  • 2- Crise ou problema
  • 3- Escolha que teve que tomar
  • 4- O monstro ou desafio
  • 5- Falso Fracasso 
  • 6- Intensificação do Problema
  • 7- Segredo 
  • 8- Resultados

Usando esse roteiro ou parte dele para criar a história do tema que você vai apresentar em público sem dúvidas vai ajudar muito a prender a atenção de quem assiste. 

Esperamos ter ajudado você com nosso artigo 5 truques para falar melhor em público. Não esquece de comentar aqui embaixo o que achou e de compartilhar esse artigo com um amigo que também possa se interessar.

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email