Mindsets para crescer no mercado de trabalho - Escola de Skills.

Mindsets para crescer no mercado de trabalho

Atualmente muito se fala em mindsets. E realmente eles são muito importantes para manter a sua mente alinhada com o seu propósito de vida. 

Inclusive, aqui na Escola nós já escrevemos sobre alguns mindsets que vão mudar a sua vida. Para acessar este artigo e podcast basta clicar aqui. 

Mas diferente do artigo passado, dessa vez decidimos trazer alguns mindsets importantes para se ter no mercado de trabalho. 

Caso você não consiga ler é só rolar lá para baixo que tem o podcast desse artigo direto do Spotify!

1 – Ajude para ser ajudado

Em um ambiente corporativo rodeado de muitas tecnologias e principalmente de problemas, é praticamente impossível você conseguir resolver tudo sozinho. 

Ou seja, cedo ou tarde você vai precisar de ajuda de alguém! 

Eu mesmo já precisei de ajuda de setores que eu nem fazia ideia que um dia ia ter contato. 

Nesse caso, foque sempre em ajudar as outras pessoas, seja em tarefas simples ou até nas mais complexas. Isso não vai gerar concorrência com outro profissional, e sim, admiração. 

Não sabe como ajudar ou não tem a expertise necessária? Não tem problema, se você se propor a ajudar a achar alguém que consiga solucionar o problema já está ótimo. 

2 – Tenha humildade

Na verdade esse aqui nem é um dos mindsets para se ter só no mercado de trabalho. Ele é necessário para a vida. 

Mas enfim, tem pessoas que não fazem questão de tê-lo nem no meio corporativo quem dirá no seu dia a dia. 

Ser humilde é essencial para subir na carreira corporativa. E se você é um líder, a humildade é ainda mais essencial. 

Com humildade, você se abre para um mundo de aprendizado. Não tem medo de dizer que não sabe determinada coisa e sim que está disposto a aprender. 

Você compreende que ninguém é melhor que ninguém, e que se as pessoas alcançaram o que alcançaram é porque realmente ralaram por isso. 

Ou seja, com humildade você consegue alçar voos mais altos e tripulados com pessoas incríveis. 

3 – Veja os desafios como oportunidade de aprender

Eu trabalho com tecnologia, e volte e meia existe uma tecnologia nova e desconhecida (para mim) que tenho que entrar em contato.

Já perdi as contas de quantas vezes eu tive que lidar com algo novo e que ninguém sabia o caminho das pedras para resolver. 

Nesse caso, existem dois caminhos que você pode tomar:

Ficar com muito medo do desafio a ponto de outra pessoa ter que resolvê-lo ou enxergá-lo como uma oportunidade de aprender e quem sabe até mesmo crescer na carreira. 

O fato é, que se em todo novo desafio você se fechar e acreditar que aquilo não é para você ou que você não consegue, outra pessoa irá resolvê-lo. 

Uma grande frase que gosto de usar e que se atrela bem a esse mindset é a seguinte: 

“Quem não faz acontecer, vê acontecendo”

Ou seja, tente ser o protagonista da resolução dos desafios da empresa, ou, pelo menos, contribua o máximo que você puder para isso. 

4 – Compreenda o trabalho das outras pessoas

Quantas vezes você já ouviu falar que fulano de tal não faz nada no trabalho?

Eu já ouvi isso várias e várias vezes. Isso acontece porque é mais fácil julgar o que as pessoas fazem do que realmente buscar compreender de fato qual é o trabalho delas. 

Muitas vezes temos a péssima mania de querer olhar apenas para o nosso umbigo e acreditamos que o que fazemos é mais especial do que o trabalho de outra pessoa. 

Na sua jornada de trabalho você vai encontrar pessoas que entregam seus resultados de várias maneiras, e muitas vezes, bem diferentes da sua. 

Existem pessoas que são pagas para pensar, outras para executar e outras para analisar. Não cabe a você julgar o que cada um faz, e sim compreender. 

Fazendo isso sua vida no trabalho ficará bem mais leve e você ainda vai evitar aquelas picuinhas tão comuns no dia a dia. 

5 – Busque sempre a excelência 

Buscar a excelência vai muito além de somente entregar um bom trabalho. 

Excelência é você não se preocupar somente com o seu trabalho, mas sim, se o setor como um todo tem entregue o que devia. 

E você não precisa ter um cargo alto para se preocupar com isso. Muito pelo contrário, demonstrar interesse em saber como as coisas andam, onde o setor está falhando e no que você pode ajudar, com certeza vão te fazer crescer muito dentro da corporação. 

Ou seja, não se preocupe em entregar apenas o seu trabalho. Se você deseja crescer, tenha em mente que você é uma peça dentro de uma engrenagem. E se essa engrenagem estiver funcionando da melhor forma possível, todos saem ganhando. 

Por fim, esses foram 5 mindsets bacanas para você crescer no mercado de trabalho. Você não precisa executá-los todos de uma vez, pode ir aos poucos. Mas tenho certeza que se você focar em desenvolvê-los, o seu crescimento dentro da empresa é praticamente certo. 

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email