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Você trabalha o posicionamento da sua marca?

Opa, no artigo de hoje vamos falar sobre como trabalhar o posicionamento do seu negócio para que você consiga se destacar dos seus concorrentes. 

E ah, se você não puder ler agora, ao final do artigo tem podcast para que você escute-o. Acesse nosso perfil no Spotify, tem bastante conteúdo gratuito por lá. 

Hoje, percebe-se que todos os dias surgem inúmeros concorrentes que de alguma forma querem “roubar” atenção dos seus clientes e tomar eles de você. E é sobre isso que você precisa estar muito atento. 

A tecnologia vem tomando cada vez mais conta das nossas vidas e hoje pode-se perceber que atenção dos seus clientes estão nas redes sociais. E te pergunto: você está trabalhando o posicionamento nas redes sociais para trazer uma experiência inovadora aos seus clientes? 

Caso você não esteja fazendo isso, pode ter certeza, seu concorrente está e vai roubar os seus clientes

 

Eu vou citar um exemplo para você de marcas que com certeza você conhece. 

Na rua que eu moro, tem 3 lojas que atingem praticamente os mesmos clientes. A Nike, Adidas e Fila, três marcar que vendem roupas, tênis e acessórios de pessoas que buscam uma vida relacionada aos variados tipos de esporte. E detalhe: elas dividem paredes, pois as lojas são coladas uma na outra, literalmente.

E assim, a Nike por exemplo, como ela se destaca dos outros concorrentes? Por que a Nike, hoje, é uma das maiores marcas do mundo quando o assunto é vender roupa esportiva? 

E a resposta para a pergunta é: Porque eles não vendem apenas roupas, eles vendem um estilo de vida. Eles vendem uma experiência para seus clientes. 

Nós produzimos algumas ferramentas incríveis para você. Clique aqui e veja quais interessam à você. Detalhe: São todas de graça.

 

As pessoas que usam Nike, não usam simplesmente porque é um tênis ou uma roupa qualquer. Mas sim, porque inconscientemente essa marca mostra que essas pessoas tem uma vida saudável, fitness com relação a esportes e afins, compreende? 

Ou seja, a Nike, hoje só é Nike porque ela entendeu desde cedo a importância do posicionamento correto aos seus clientes. Eles conseguiram criar uma experiência positiva na qual, hoje, usar algum produto da marca remete a uma vida saudável.

E um grande erro que você não pode cometer é de querer ganhar seu cliente simplesmente pelo preço. Com toda certeza, o preço do produto é um pilar importante. Contudo, a partir do momento que seu cliente sentir-se encantado com a experiência que a sua marca o proporcionou, ele pagará o preço que for pelo seu produto 

E um exemplo fortíssimo disso é a Apple. 

No Brasil, atualmente, Iphone das últimas versões chega a custar R$10.000 ou mais. E existem MUITA gente que compra. E aí você vai falar: “ah, mas quem tem dinheiro, compra, claro.”

Negativo! Eu conheço algumas pessoas que parcelaram em alguns bons meses a compra desse novo aparelho. 

A Apple conseguiu com extrema excelência trabalhar seu posicionamento em relação aos seus clientes. Hoje, quem usa um Iphone lançamento não o usa apenas por ser um celular, mas porque isso tem um status agregado por trás.

Da mesma forma os MacBooks. 

 

 

Lembre-se que preço não é o pilar mais importante, mas sim o valor que a sua marca tem para seus clientes.

 

Quando um executivo senta em uma mesa de reunião e coloca seu MacBook de R$15.000 na mesa, ele não está colocando um simples computador, mas sim um MacBook. Isso tem um status por trás que automaticamente as pessoas na mesa vão tirar uma ótima primeira impressão. 

Afinal, se o cara usa um MacBook de R$15.000, automaticamente você imagina que ele tem uma vida bem tranquila. 

E agora eu vou te dar algumas dicas para que você consiga trabalhar e desenvolver bem a maneira com que se posiciona a sua marca. 

 

1° Dica de posicionamento: Esteja nas Redes Sociais

Se você ainda não tem a sua empresa instalada nas redes sociais, está perdendo tempo e dinheiro, claro. Como disse acima, a atenção das pessoas, hoje, estão nas redes sociais. E é de extrema importância que você também esteja inserido nesse meio. 

Afinal, quem não é visto, não é lembrado. Certo? 

Então começa agora criando as páginas da sua empresa nas redes sociais e poste conteúdo da sua empresa nela. Além disso, mostre seus produtos ou serviços para que seus potenciais clientes o conheçam. 

Ensine aos seus clientes sobre a sua empresa e com certeza isso agregará muito valor à sua marca. 

Uma outra dica é: persistência

Crie e publique conteúdo diariamente nas redes sociais para que crie uma intimidade com seu público alvo, isso com o tempo ajuda na interação e no engajamento deles com a sua marca.

 

2° Dica: Crie uma experiência aos seus clientes

É como falamos acima também, as grandes marcas descobriram o segredo de como encantar seus clientes justamente pela experiência que proporcionaram a eles. 

E é sua obrigação fazer isso com a sua marca também. 

Lembre-se que preço não é o pilar mais importante, mas sim o valor que a sua marca tem para seus clientes.

E não esqueça de que se você conseguir criar algo inédito, apaixonante para seu potencial cliente, ele pagará o valor que for pelo seu produto ou serviço. Logo, dedique um tempo a criar essa experiência para ele.

 

3° Dica de posicionamento: Trabalhe com inovação

Hoje, um pilar importantíssimo para criação e desenvolvimento de um negócio é a inovação

A cada dia que passa, parece que a tecnologia avança mais nas nossas vidas. E que por alguns poucos aplicativos, inúmeros problemas das nossas vidas desaparecem. 

Então você precisa estar muito atento a esse detalhe. Ninguém mais quer usar um celular da NOKIA que só manda mensagem de texto ou faz ligações. Mas todo mundo quer usar um Iphone XS MAX de 500 gb, pois ele tira foto com uma qualidade absurda e faz inúmeras funções que o NOKIA, coitado, nem imagina. 

Isso também vale para o seu produto ou serviço. 

As pessoas hoje buscam agilidade, buscam facilidade para o seu dia a dia. E de alguma forma, você precisa entregar isso a elas através do produto ou serviço que está desenvolvendo. 

E aqui posso citar alguns milhares de exemplos para você entender essa dica. 

 

Exemplo 1: iFood.

Quem nunca sentiu uma preguiça imensa em cozinhar? Mas você está ali morrendo de fome. É fácil demais você optar por um lanche rápido no iFood do que se atirar na cozinha né. 

 

Exemplo 2: Rappi.

Os caras entregam qualquer coisa para você ou então levam qualquer coisa até você. Eu a um tempo atrás estava bem doente em casa que não conseguia nem sair da cama direito, pedi um remédio pelo Rappi e eles me trouxeram em casa, pagando uma taxa bem baixa. Ou seja, uma comodidade absurda. 

 

Exemplo 3: Bancos digitais.

Quem aí nunca ficou horas na fila do banco esperando para resolver um problema simples? Isso acabou quando os bancos digitais surgiram e você consegue resolver tudo por um simples aplicativo. 

Enfim, inúmeras funções que essas grandes empresas proporcionam aos seus clientes e a cada dia fazem que eles se apaixonem mais pela marca. É nisso que você precisa trabalhar, buscar sempre trabalhar com a inovação e entregar uma experiência sensacional ao seu cliente.

E assim, não estou dizendo que isso é uma tarefa fácil, não é. Mas o esforço para encontrar isso com certeza vale a pena. 

E então por hoje é só. Claro, batemos um papo bem raso sobre posicionamento da sua marca. É um assunto bem mais denso e completo e que recomendo muito você procurar entender cada vez mais sobre.

Eu espero que você tenha gostado e que tenha agregado valor para você e sua empresa.

E ah, indique esse artigo para um amigo que está começando um novo negócio e está meio perdido, com certeza vai ajudá-lo. 

Te desejo todo sucesso e até a próxima.

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