Você sabe vender a sua imagem

Você sabe vender a sua imagem?

Apesar de ser um tema que não é visto com bons olhos por muitos, vender a sua imagem é uma arte! 

E quem domina essa arte, naturalmente consegue alcançar grande patamares em qualquer coisa que faça. 

O fato é que vender a sua imagem não tem haver com ser bonito ou ser feio, e sim, saber como se comunicar com as pessoas.

Acredite, grandes líderes são pessoas que vendem muito bem a sua imagem. E isso faz com que eles, mesmo sem tanta qualificação técnica, consigam liderar pessoas tecnicamente muito melhores. 

Afinal, quantas vezes você já viu aquele caso de um chefe ser bem menos qualificado que o restante dos funcionários? Esse cenário é muito comum e está longe de ser errado. 

Outra coisa muito comum é, nem sempre  a pessoa que é contratada é a que tem o melhor currículo, mas sim, a que sabe vender melhor a sua imagem. 

Então se você deseja alcançar grandes objetivos, fazer network com pessoas importantes e se destacar dos demais, é essencial saber vender a sua imagem. 

Por isso, nós decidimos trazer algumas dicas que vão te ajudar a melhorar a venda da sua imagem e criar um ótimo posicionamento pessoal para você.

 

Caso você não consiga ler é só rolar lá para baixo que tem o podcast desse artigo direto do Spotify!


1 – Aprenda a se comunicar

Saber se comunicar é o primeiro passo para saber vender a sua imagem! 

Afinal, só é possível “se vender” se você tiver uma boa comunicação desenvolvida. Se você é do tipo que tem problemas para conversar com as outras pessoas, eu sugiro que comece com um passo simples:

Passe a reparar como as grandes pessoas a sua volta se comunicam. Se você não convive com muitas pessoas de sucesso e que são inspiradoras para você, abra o YouTube e assista uma palestra daquela pessoa que te inspira. 

Comece a observar como ela se comunica e vá se espelhando para parecer igual. E aqui vale tudo… treinar na frente do espelho conversando com você mesmo, gravar áudio para um amigo para treinar a dicção, e até mesmo anotar o que a pessoa faz. 

Vale lembrar que se comunicar não é apenas verbalmente. Preste a atenção na comunicação corporal também, em alguns casos, ela vai ser mais importante que a verbal. 

2 – Use roupas adequadas para as situações

Por mais que atualmente a gente viva em um mundo cada vez mais mente aberta por assim dizer, é essencial saber se vestir para as situações. 

E quando eu falo em saber se vestir, não é usar roupa de marca ou ternos de luxo. 

É simplesmente se adequar para as situações. Eu mesmo uso sempre calça jeans, um sapato ou bota e uma camiseta sem estampa de cores não tão fortes. 

Essa minha combinação se adeque a praticamente qualquer situação do dia a dia. E eu não preciso ficar se preocupando no que estou vestindo. 

O detalhe que quero dizer aqui é: não deixe que sua vestimenta te atrapalhe na hora de vender a sua imagem. Ou ela deve te ajudar, ou não deve contar pontos negativos. É isso! 

3 – Use as redes sociais a seu favor

Cara, hoje não tem mais essa de querer separar sua vida pessoal da vida nas redes sociais. 

Se hoje em dia até os entrevistadores de emprego já “stalkeiam” os candidatos, você acha mesmo que se posicionar bem nas redes sociais não é importante? 

Ou seja, nada de só postar porcaria nas redes, ser aquele hater chato que ninguém suporta ou achar que só porque está na internet pode fazer o que quiser. 

Tenha bom senso! 

Você nunca vai ver uma pessoa bem sucedida perdendo o controle nas redes sociais e parecendo um adolescente de 15 anos de idade. 

Além disso, muito do network partem das redes sociais… e se você não estiver com a “casa arrumada” por lá, pode esquecer, ninguém vai acreditar na imagem que você vende.

4 – Não finja ser o que não é

Vender sua imagem não quer dizer mentir sobre ela! 

Mas, infelizmente, tem muita gente que faz isso. 

Eu já cansei de conhecer pessoas que fingem ser o que não são somente para vender uma imagem bonita, mas, que não vai além das redes sociais ou até alguém desmentir tudo.

Então, se você deseja vender bem a sua imagem, comece por ser verdadeiro. 

Vale mais uma pessoa verdadeira focando nos seus pontos positivos, do que um mentiroso inventando um monte de coisas só para aparecer. Vai por mim! 

5 – Imagine que você é um produto

Essa dica é importantíssima! E ela por si só já vai te encurtar um monte a venda da sua imagem. 

Pare e pense, se um produto passar uma imagem ruim em uma propaganda, você compraria? 

Com a sua imagem é a mesma coisa… imagine que sua imagem é a sua marca, e consequentemente, você é um produto. 

Ou seja, se sua propaganda está ruim, tanto online quanto offline, vai ser difícil as pessoas te comprarem.

E mais uma vez, apesar dessas comparações parecerem estranhas, é a mais pura verdade! 

Se você não tiver boa reputação no seu nome, não passar confiança para as pessoas e simplesmente ignorar o fato de que você precisa ter uma boa imagem para alcançar grandes coisas… as chances de você nunca conseguir subir de vida são bem altas. 

E independente se você quer ser um empreendedor ou ter um cargo de sucesso dentro da empresa que trabalha. Se não souber se vender a sua imagem, não vai rolar… você vai morrer na praia. 

Por fim, vender a sua imagem nada mais é que saber se comunicar da maneira correta, transparecendo confiança e focando nos seus pontos fortes para que as outras pessoas confiem em “te comprar”. 

Além disso, se você já sabe se comunicar mais ainda tem dificuldade para falar em público, nós fizemos um artigo e podcast com 5 dicas para te ajudar a acabar de vez com esse problema. Basta clicar aqui para acessa-lo.

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email