líder

Entenda o que um líder deve evitar de fazer

Continuando o artigo passado, falaremos hoje sobre algumas características que um líder NÃO deve ter. E se você ainda não leu a parte um, clique aqui e leia lá antes.

Acompanhe também nossos podcast postados diariamente. Clique e bora ouvir com a gente. 

E ah, se você preferir ouvir esse artigo, ao final dele está podcast, só dar o play.

  • Entendendo o papel de um líder

Eu quando trabalhei em uma empresa percebi um comportamento e não sei se na sua cabeça é esse pensamento que predomina, mas na maioria das pessoas sim. Ou seja, ainda tem-se que um gestor é aquele chefe chato, carrasco que vive fazendo cobranças. Além disso, é uma pessoa rude, ignorante e que não se importa com os funcionários. E é sobre esse paradigma que eu quero ajudar você a romper. 

Percebe-se que no modelo tradicional para que se alcançasse o pódio de chefe em uma organização era necessário uma vasta experiência na empresa, um amadurecimento pessoal grande e um currículo de peso. Resumindo, os “antigos” líderes chegavam a esse nível com idade avançada. 

Além disso, na maioria das vezes eram porta-voz em sua família, cuidava de filhos, esposa. E claro, era muito cobrado dentro da organização, resultando em uma liderança mais dura, buscando sempre o resultado da sua equipe.

Entretanto, percebemos que hoje com a inovação estando em alta a cada dia que passa, um novo líder chega ao mercado. Inclusive, um líder com baixa idade, jovens geniais que desenvolvem ideias causando uma disrupção no modelo de mercado tradicional. Ainda assim, percebe-se que o modelo de liderança nessas startups é pautado pela união cultural dentro da organização. Ou seja, não é mais visto gestor como aquele cara bravo, mandão e grosseiro. Pelo contrário, é uma pessoa normal como todas as outras, ensinando e ajudando na evolução diárias dos seus parceiros de empresa. 

 
  • Características que um líder NÃO deve ter

 

1. Incapacidade de organizar detalhes: Uma liderança eficaz exige capacidade de cuidar de detalhes. O verdadeiro líder nunca está “ocupado demais” para cumprir qualquer atribuição sua. Além do mais, quando o indivíduo, seja liderando ou liderado, diz que está muito ocupado para mudar de planos ou para atender uma emergência, admite a própria incapacidade. Ou seja, um gestor bem-sucedido conhece todos os detalhes inerentes à posição que ocupa. 

2. Recusar em executar tarefas próprias de cargos abaixo do seu: O grande líder se dispõe, quando ocasião exige, a fazer qualquer tipo de tarefa que pediria a outro para executar. “O maior entre vós é aquele que serve a todos”. 

3. Expectativa de ser pago pelo que “sabe” e não pelo que “faz”: O mundo não paga pelo que as pessoas sabem, mas pelo que faz ou levam os outros a fazem. 

4. Medo da concorrência: O líder que teme ser substituído por um dos seguidores provavelmente verá seu medo se concretizar. Assim, o líder capaz prepara substitutos a quem possa delegar responsabilidades, conseguindo assim multiplicar-se, ir a vários lugares e dar atenção a diversas tarefas ao mesmo tempo. 

5. Falta de imaginação: Sem imaginação, o líder não consegue agir nas emergências nem elaborar planos para orientar com eficiência seus funcionários.

6. Descontrole: Os seguidores não respeitam um líder descontrolado. Além disso, o destempero, em suas várias formas, acaba por destruir a resistência e a vitalidade dos que sucumbem a ele. 

7. Deslealdade: Essa característica deve ser a primeira a ser observada. O líder que não é leal ao cargo que exerce, aos colegas, aos superiores e aos subalternos não mantém a liderança por muito tempo. A deslealdade reduz o indivíduo a pó e atrai para ele todo o desprezo que merece.

 

“Um líder de sucesso é aquele que através do exemplo transforma a vida de seus seguidores”…

 

 

Essas características foram baseadas no livro “Quem pensa enriquece” do Napoleon Hill. E se você não leu ainda, é obrigatório ler. 

E esse foi o artigo de hoje, complementamos agora explicando como funciona o papel de um líder na organização. Além disso, citei algumas características POSITIVAS que você deve adotar e NEGATIVAS que você precisa evitar. 

Espero que tenha gostado e a gente se vê no próximo artigo. 

Ótima semana e um abraço.

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email