o que é empreendedorismo

O que é empreendedorismo

Muito se fala sobre empreendedorismo e desenvolvimento de negócios inovadores que causam uma disrupção no mercado. Atualmente, é como se fosse um pré-requisito para o sucesso o empreendedorismo. Mas você sabe o que significa empreendedorismo?

É isso que falaremos no artigo de hoje, o que é empreendedorismo e qual a diferença entre empreendedorismo e empreendedor. 

Ao final do artigo tem a opção em podcast caso você deseja ouvir. Acesse nosso perfil no Spotify e ouça todos nossos artigos no formato de áudio.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo GEM (Global Entrepeneurship Monitor) 52 milhões de brasileiros estavam envolvidos em alguma atividade empreendedora em 2018.

Além disso, desses 52 milhões, 61,8% eram empreendedores por encontrarem oportunidades no mercado para desenvolverem seus próprios negócios. E isso é magnífico. 

 

Mas e o que é empreendedorismo, o que significa? 

A palavra empreendedorismo, de acordo com o dicionário, tem o seguinte significado: Disposição ou capacidade de idealizar, realizar e coordenar projetos, serviços e negócios. 

Iniciativa de implementar novos negócios ou mudanças em empresas já existentes, gerenciar com alterações que envolvem riscos e inovação.

Ou seja, o termo empreendedorismo nada mais é do que características de ações realizadas e que estão diretamente ligadas a inovação de alguma forma. E claro, por mais que algumas pessoas naturalmente sintam familiaridade com elas, essas características essas que podem ser desenvolvidas como qualquer outra habilidade. 

E sim, de certo modo, empreendedorismo está ligado a negócios, mas não apenas isso. 

Veja, como próprio significado diz, empreendedorismo está ligado a capacidade de idealizar, realizar e coordenar projetos. Ou seja, você pode ter características empreendedora sem nem mesmo ser um empreendedor nos negócios, possuir uma empresa ou algo do tipo. 

Imagine o cenário em que você está na faculdade com sua equipe para juntos desenvolverem um trabalho da matéria X. A partir do momento que você toma à frente, organiza como será feito esse trabalho, mesmo que indiretamente, você está exercendo uma atividade empreendedora. Afinal, empreendedorismo nada mais é do que disposição ou capacidade de idealizar, realizar e coordenar projetos…

 

E agora que ficou claro o que é empreendedorismo, vamos para o próximo passo. 

 

Qual a diferença entre empreendedorismo e empreendedor. 

E para isto a resposta é breve e muito curta: ação! 

O que difere empreendedorismo de empreendedor é a ação em colocar as ideias em prática, fazer elas acontecerem custe o que custar. A partir do momento que você possui diversas ideias para desenvolver produtos, serviços, mas não coloca elas em prática, não faz de você um empreendedor. O faz detentor de características empreendedoras, mas não um empreendedor em si. 

Deixa eu citar para você algumas características essenciais para um empreendedor de sucesso: 

  1.  Resiliência: A partir do momento que você escolhe desenvolver um projeto, precisa estar muito claro na sua cabeça que por inúmeras vezes as coisas não vão sair como você planejou. E que tudo o que foi organizado irá virar um caos tremendo. Além disso, o erro, falhar, fracassar é uma espécie de “pré-requisito” no currículo de todo empreendedor. Então, se você quer começar um negócio, que fique bem claro, em algum momento você irá falhar. Somos seres humanos, o erro faz parte de nós e precisamos aprender a lidar com isso. 
  2. Atitude: Como disse acima, nada adianta você ter inúmeras ideias se não tiver atitude de fazê-las acontecer. Uma característica fortíssima do empreendedor é atitude. A partir do momento que você planeja algo, vá e execute, sem medo, sem procrastinar, sem perder tempo. Não tenha medo de errar, vá com sede ao pote e faça acontecer. 
  3. Criatividade: Um empreendedor é dotado de criatividade. Afinal, diariamente inúmeros problemas serão jogados em seu colo. E se você não possui criatividade para solucionar eles da melhor forma possível, o caos tomará conta do seu dia. Um excelente gestor não é aquele que tem uma boa ideia apenas, mas sim aquele que tem uma capacidade ainda melhor de resolver problemas.

 

Existem também variações de empreendedor, que são:

  • Empreendedor Social: Não é difícil de percebemos que a sociedade ainda é muito carente. E o empreendedorismo social vem justamente para amenizar essa carência, buscando então melhorias e benefícios para as sociedades mais simples. Existem diversas empresas gigantescas que hoje em dia desenvolvem empreendedorismo social. Uma ONG que não tem fins lucrativos e busca beneficiar e diminuir a carência de sociedades desprivilegiadas desenvolve empreendedorismo social. E isso, além de um trabalho maravilhoso, lindo, é extremamente recompensado para o empreendedor e para a sociedade que passa a ser beneficiada pelo projeto.
 
  • Intraempreendedor: A principal característica deste modelo de empreendedor é aquele em que dentro de um negócio já existente consegue encontrar brechas e desenvolver um novo produto. Algumas vezes até atingir um novo nicho ainda inexplorado e fazer com que a empresa comece atuar em uma frente que ainda não estava atuando. 
 
  • Empreendedor Individual: A grande característica aqui é de empreendedores individuais que ao terem uma ideia, executaram-a para tornar realidade no mercado que ainda não é explorado ou pouco explorado. Indiferente do negócio for inovador ou não, o empreendedor aqui nada mais é do que o criador de uma ideia, tirando ela do mundo das ideias e trazendo para realidade.
 

E agora que você entendeu o que é empreendedorismo e sua diferença para empreendedor, eu vou te passar algumas perguntas para que você responda e comece em você a desenvolver senso e habilidades de um empreendedor. 

Perguntas para serem respondidas:

  • Eu consigo lidar com grandes responsabilidades?
  • Possuo boas habilidades sociais e de comunicação?
  • Consigo lidar com incertezas e ansiedades?
  • Sou capaz de assumir riscos?
  • Consigo sair da minha zona de conforto?
  • Sou capaz de resolver problemas de maneira criativa?
  • Se tudo der errado, como vou reagir?
  • Quais são minhas principais qualidades?
  • Como posso usá-las a meu favor?
  • Quais são minhas maiores fraquezas?
  • Como posso trabalhar nelas?
Fonte: SB Coaching
 

O empreendedor a partir do momento que começa a desenvolver um novo negócio precisa  ter clareza de que passará a ter um estilo de vida diferente. Afinal, empreendedorismo é um estilo de vida. Não caia nessa bobeira de que ser empreendedor é algo modinha e que também vai entrar nessa onda. Definitivamente, não faça essa cagada. 

Empreendedorismo é um estilo de vida, é trabalhar sempre com um propósito maior por trás, é querer mudar e impactar a vida de milhões de pessoas. 

Indiferente do modelo de empreendedor que você deseja ser, o resultado final irá resultar em pessoas, e você precisa, obrigatoriamente fazer um excelente trabalho.

A busca incessante por conhecimento nunca para, é algo que diariamente precisa ser lapidado. O empreendedor é um eterno aprendiz, um eterno aluno. E você, empreendedor, mesmo sendo gestor, CEO, Founder da sua empresa, deve, a todo momento mais ouvir do que falar. É uma característica importantíssima de empreendedor e líder. Saiba ouvir, entenda seus clientes e funcionários para que possa resolver o maior número de problemas, no menor tempo possível. 

A partir do momento que você é empreendedor, tempo é dinheiro, literalmente.

Enfim, se tornar um empreendedor é muito mais complexo do que apenas abrir uma portinha de estabelecimento qualquer. E se você realmente tem um propósito maior por trás, a dificuldade aumenta ainda mais, da mesma forma, a responsabilidade também. 

Além disso, não necessariamente você se torna um empreendedor por possuir características de um. Afinal, empreendedorismo tem por base a resolução de problemas, a capacidade de cuidar e tocar projetos que poucos tem. 

E lembre-se: ninguém nasce empreendedor. Essas habilidades são desenvolvidas com o tempo, basta querer. 

E aqui na Escola tem um artigo falando sobre Como ser um microempreendedor individual. Se você quer abrir o seu negócio, esse guia ajudará você.

Espero que você tenha gostado do artigo de hoje, qualquer dúvida, fale com a gente, será um prazer poder te ajudar. 

Todo sucesso para você.

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email