liderança

Liderança: Algumas características de um bom líder.

Liderança está atrelado a tomar decisões constantemente. Além disso, um líder é um profissional que joga para frente, para ganhar. Sendo assim, escrevemos um artigo explicando dois conceitos: “Você joga para ganhar ou apenas cumprir tabela?”Quer entender o que significa? basta clicar aqui e ir ler. 

E se você quiser ouvir esse artigo, ao final dele tem podcast, basta dar o play.

 

 

Falar de liderança dos dias atuais é entender que a maneira com que se lidera uma equipe, uma empresa, mudou. E é disso que vamos falar hoje.

 

  • Entendendo o papel de um grande líder

 

Hoje, ser líder é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Entretanto, ir atrás desenvolver essa habilidade precisa ter consciência de que não será fácil. Além do mais, antes mesmo de você liderar alguém, você precisa ser líder de si mesmo. 

E o que eu estou querendo dizer com isso? 

Seguinte: Um grande líder ele é, antes de mais anda líder de si mesmo. Ele possui um autocontrole incrível, tem um emocional bem desenvolvido. Além de que, ele pratica o autoconhecimento. Ou seja, se você não tem controle sobre si, como é que vai cuidar e guiar pessoas?

Então o primeiro passo para desenvolver uma liderança carismática é buscar o desenvolvimento pessoal. Bem como, busque entender em você o que te aflige, o que te faz bem e o que eleva o seu emocional. É bem uma autoanálise profunda feito de você em você mesmo. Igualmente, um grande líder é um cara que se conhece, busca estar sempre se conhecendo ainda mais. Além de estar refinando esse conhecimento e extraindo o máximo das suas habilidades. Do mesmo modo, um líder é o primeiro a chegar na empresa e o último a sair. E não porque está à frente da empresa, mas sim por abdicar de prazer externos pelo foco em manter a organização na direção certa. 

De antemão, precisa estar claro na sua cabeça que um líder é uma pessoa que outras pessoas vão buscam auxílio. Ou seja, irão usá-lo como exemplo, seja nos momentos profissionais ou pessoas. Da mesma forma, a liderança pelo exemplo, hoje, é um dos modelos de liderança com maior índice de sucesso. Afinal, as pessoas se espelham naquilo que para elas, é o melhor. 

O tal do influenciador.

  • Um líder é uma pessoa que outras pessoas buscam auxílio

 

Por fim, um grande líder é uma pessoa que na organização tem um grande conhecimento, mas está sempre buscando aprender cada vez mais. Além de que, esse líder não exita em ensinar tudo o que sabe, pois antes de ser ótimo líder, você precisa ser um excelente seguidor. E o papel mais importante na liderança de uma organização é desenvolver outros líderes. Dessa forma,  juntos irão conseguir extrair o máximo que aquela empresa possa vir a oferecer.

Ao ler livro “Quem pensa enriquece” do Napoleon Hill (leitura obrigatória) ele cita algumas características de uma líder e eu quer compartilhar com você, agora.

  • Os principais atributos para a liderança

 

1° Coragem Inabalável: Baseada no autoconhecimento e na familiaridade coma própria ocupação. Ou seja, nenhum seguidor desejar ser subordinados a um líder sem autoconfiança e coragem. E nenhum líder desse tipo consegue reter por muito tempo um seguidor inteligente. 

2° Autocontrole: O indivíduo que não consegue se controlar jamais poderá controlar outros. Afinal, o autocontrole constitui-se num poderoso exemplo para os seguidores inteligentes. 

3° Agudo senso de justiça: Sem imparcialidade e justiça, nenhum líder consegue comandar e manter o respeito de seus seguidores. 

4° Firmeza de decisão: O indivíduo que oscila em suas decisões mostra que não está seguro de si. Sendo assim, não pode liderar outros com sucesso.

5° Hábitos de dar mais do que recebe: Um dos ônus da liderança é a necessidade do empenho, por parte do líder, em fazer mais do que ele próprio solicita de seus seguidores.

6° Personalidade agradável: Nenhuma pessoa negligente e desinteressada pode tornar-se um líder bem-sucedido. Liderança implica respeito. E os seguidores não respeitam um líder que não seja altamente qualificado em todos os fatores que constituem uma personalidade amistosa e gentil.

7° Solidariedade e compreensão: O líder de sucesso precisa ser solidário, compreendendo os seguidores e seus problemas. 

8° Atenção aos detalhes: Uma liderança bem-sucedida envolve atenção aos detalhes da posição de líder.

 

 O livro “Quem pensa enriquece” é um dos maiores clássicos do desenvolvimento pessoal, liderança, riquezas. Ele foi escrito em meados de 1900 e através de entrevista com os maiores milionários da época. Hill desenvolveu um padrão de comportamento característico em todos que entrevistou. E no livro ele conta 13 modelos que ao entender e a aplicar um a um, a geração de riquezas é quase que automática. 

Enfim, esse foi o artigo de hoje e no próximo artigo sobre liderança, falarei sobre o que um líder NÃO deve fazer para desenvolver uma liderança de sucesso. 

 

Espero que tenha gostado, um grande abraço e até a próxima. 

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email