Liderança - 3 princípios básicos de um líder - Escola de Skills

Liderança: 3 princípios básicos de um líder

Liderança é um termo que está bem em alta ultimamente. Afinal, é realmente um tema bem importante. Uma boa liderança é crucial para o desenvolvimento de pessoas e para um bom resultado de uma equipe. 

O lado bom, é que qualquer pessoa consegue desenvolver os princípios da liderança, mesmo que não nasça com eles.

Neste artigo, vamos escrever sobre 3 princípios básicos que qualquer líder deve ter.

É importante que você não se limite a desenvolver apenas esses 3 princípios de liderança. Mas com eles, você terá algum norte de pontos importantes que deve levar em consideração na hora de começar a sua jornada rumo a se tornar um líder. 

Caso você não consiga ler é só rolar lá para baixo que tem o podcast desse artigo direto do Spotify!

Princípio 1 – Humildade

Um verdadeiro líder tem que ser humilde! 

E quando falamos em humildade, é principalmente no que se trata de saber que ele não é melhor do que ninguém. 

Um verdadeiro líder sabe da importância de ser humilde em passar conhecimento e principalmente em aprender. Seja com pessoas mais experientes ou até mesmo com os seus liderados. 

Além disso, verdadeiros líderes não tem medo de admitir que não sabem determinada coisa. Eles são humildes o suficiente para admitir os erros, aprender com eles e buscar sempre evoluir. 

Então, se você é do tipo de pessoa que acha que sabe de tudo, nega passar conhecimento ou aprender com outras pessoas. Sinto lhe informar, mas você está BEM longe de desenvolver uma boa liderança. 

Princípio 2 – Otimismo

É praticamente impossível uma liderança negativa se sustentar por muito tempo.

Um verdadeiro líder não mede esforços para ser uma pessoa otimista e motivar a sua equipe a acreditar no melhor resultado. 

Bom líderes sempre buscam a excelência em tudo que fazem, e com um pensamento negativista é muito difícil fazer com que a equipe “compre” a causa e desenvolva o melhor trabalho possível. 

Um líder pessimista é como se fosse um câncer dentro de um corpo. Ele vai sugando as forças até que o organismo (nesse caso a equipe), pare de acreditar que o trabalho tenha um objetivo válido de grande desprendimento de esforço. 

Princípio 3 – Organização

Um líder desorganizado é como uma engrenagem prestes a quebrar dentro de um motor. Ela pode até funcionar por um tempo, mas chega uma hora que quebra e só parando tudo para consertar. 

Apesar da analogia acima, é mais ou menos assim que acontece na vida real. 

Um líder desorganizado não consegue medir as prioridades do que precisa atacar, não consegue delegar as tarefas corretas para execução de um projeto e muito menos consegue ser produtivo no que faz. 

Em resumo, a organização é um pilar super importante da liderança. E de jeito nenhum pode ser ignorada se você tem a pretensão de entregar grandes resultados. 

 

“Antes de tentar arrumar o mundo tente arrumar seu próprio quarto” – Charles Sykes

 

E aproveitando, se você tem alguma dúvida sobre as características de um bom líder ou sobre coisas que um líder deve evitar, recomendo que você leia esses nossos dois artigos: 

Por fim, esse artigo foi bem direto ao ponto, mas a ideia é trazer mais príncipios de liderança para cultivar cada vez mais esse tema de forma correta em você.

Se você gostou não se esqueça de compartilhar com seus amigos e mandar um direct para nós deixando o seu feedback. 

MAIS CONTEÚDOS INCRÍVEIS PARA VOCÊ

LEIA TAMBÉM

Share this post

Share on facebook
Share on google
Share on twitter
Share on linkedin
Share on pinterest
Share on print
Share on email