Ter controle financeiro ainda é um problema para muitas pessoas, principalmente para quem gasta mais do que ganha e acaba ficando no vermelho.
Por isso, decidimos escrever sobre 4 formas simples de você manter um controle. Sem nada muito monstruoso e que você precise ter qualquer conhecimento prévio sobre finanças.
Caso você não consiga ler é só rolar lá para baixo que tem o podcast desse artigo direto do Spotify!
1 – Analise suas contas e anote
Pode parecer tolice, mas você não faz ideia de quantas coisas bobas você compra e deixa passar só por não analisar o extrato da sua conta/cartão.
Eu mesmo antes de ser tão regrado nas minhas finanças, quando criei esse hábito de analisar os extratos fiquei assustado com a quantia de coisas que eu poderia reduzir. Só em Uber e iFood eu gastava mais de 100 reais no mês.
Uma parte importante do seu controle financeiro é anotar tudo que você gasta. Sim, eu sei que parece chato e arcaico fazer isso, mas vai por mim, ter uma planilha que te ajuda nessas horas faz a diferença. Por isso, peça notinha de tudo que você comprar e depois anote. No final do mês você faz um balanço e seu bolso vai agradecer.
2 – Estabeleça sonhos e prazos
Sonhos com prazos se transformam em metas! E cá entre nós, quantos sonhos você tem atualmente que não envolvam dinheiro? Eu confesso que não tenho nenhum.
Ou seja, use o seus sonhos com prazos (metas) como um gatilho para seu controle financeiro. Faça com que essas metas sejam o motivo para você poupar dinheiro e realizar aquela tão sonhada viagem ou comprar aquele smartphone da moda.
Ter uma motivação para te ajudar a poupar melhora muito o controle das suas finanças.
3 – Crie um fundo de emergência
Quando alguém me pergunta sobre controle financeiro, o primeiro questionamento que eu faço é se a pessoa já tem um fundo de emergência.
Se você ainda não tem o seu, está na hora de criar! E sério, não precisa ser um fundo enorme, depende muito do seu custo de vida na verdade. Pode começar com pouco, eu comecei o meu fundo com R$: 100,00 por mês, e já perdi as contas de quantas vezes ele me salvou.
Mas preste atenção, o fundo de emergência como o próprio nome já diz é para te ajudar em caso de alguma EMERGÊNCIA.
Exemplo real: há alguns meses atrás, por acidente eu quebrei um dente. Ou seja, não estava no meu controle financeiro gastar uma grana com o dentista.
E aí que o fundo de emergência me salvou. Se eu não tivesse esse fundo, era bem provável que eu teria que tirar um dinheiro dos meus investimentos para pagar o conserto do dente.
Se você é do tipo de pessoa que vive no limite das contas e que o dinheiro é contadinho para tudo, está mais do que na hora de criar o seu fundo de emergência. Afinal, você nunca sabe quando vai acontecer algum imprevisto.
4 – Corte os supérfluos
Eu tenho certeza que isso não é novidade para você. E que você já ouviu várias vezes que não é pra gastar com coisas supérfluas.
Então já está na hora de sentar e avaliar as coisas fúteis que você acaba gastando seu dinheiro.
Eu particularmente uso 2 hacks simples para fazer eu evitar de gastar com coisas supérfluas e assim manter o meu controle financeiro.
No primeiro hack eu faço 3 perguntas para mim mesmo:
- Eu posso comprar isso a vista e agora?
- Se eu não comprar, o que vai acontecer?
- Eu preciso comprar?
Eu tento estudar a minha resposta para essas 3 perguntas, e avaliar se é realmente necessário. Detalhe, eu dou um peso maior para as últimas duas perguntas, pois eu tenho mindset que se eu ACHO que preciso comprar, é porque eu não preciso.
O outro hack que eu uso parece bizarro, mas funciona! Se antes de dormir eu não pensar na coisa que eu quero comprar durante três dias, eu não compro. É isso aí mesmo, se for algo muito necessário, é quase impossível que eu não pense antes de dormir. Em outras palavras, pensei 3 dias seguidos sobre essa coisa antes de dormir, é porque eu realmente preciso comprar.
Esses hacks se adequam mais a compras caras. Mas é de muita importância para o seu controle financeiro que você dê uma boa atenção para aquelas gastos pequenos. É aquele velho ditado, de grão em grão a galinha enche o papo.
E é isso aí, esperamos que você goste dessas 4 dicas para melhorar o seu controle financeiro. E caso você tenha mais alguma dica ou hack, não se esquece de comentar aqui embaixo.